quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Existe solução!

Fazer exercício físico. Quem não gosta ou não tem tempo, pode transformar as suas actividades quotidianas numa forma de se exercitar: ir a pé comprar o jornal; se utilizar os transportes públicos,  sair numa paragem mais distante de forma a andar um pouco mais, ou usar as escadas em vez do elevador. 
Está provado que o exercício físico aumenta os níveis de endorfinas, deixando-nos mais bem-dispostos e animados, melhorando assim o nosso funcionamento cerebral.

Procurar relaxar no dia-a-dia. Bastam apenas 10 ou 15 minutos, tomar um banho de imersão ou ouvir música, por exemplo.

Dormir entre 7 a 8 horas por dia é fundamental. É durante o sono que o cérebro integra as aprendizagens e processa as emoções, adquirindo desta forma maior energia e boa disposição para o dia seguinte.

Comer de uma forma saudável e seguir um padrão alimentar regular. Isto é, procurar comer 3 refeições principais e 3 refeições secundárias (lanches) por dia e não deixar passar mais de 3 horas entre elas.

Passar tempo de qualidade com os amigos e familiares, uma vez que é através dos outros que nos integramos a nós próprios.

Procurar fontes de prazer e bem-estar. Sorrir! Dar uma boas gargalhadas no dia-a-dia (rir de quê?).

Aprender algo novo que nos traga crescimento pessoal e ocupacional para o futuro. 
É importante sentirmo-nos úteis e sentirmos que contribuímos de alguma forma para a vida em sociedade.

Respeitar as nossas necessidades para que possamos conviver em maior paz e harmonia com os outros.

Devemos focar-nos naquilo que queremos e valorizamos. Procurar obter aquilo que desejamos.

Cuidar de nós e da nossa imagem. Permitamo-nos dar uns mimos a nós mesmas (ir ao cabeleireiro ou fazer uma massagem). Sentirmo-nos bem com a nossa aparência física vai ajudar-nos a ter um dia mais bem-sucedido.

Depressão sazonal

Sem comentários:

Enviar um comentário