terça-feira, 29 de março de 2016

Algures perdida ...



RESISTE um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e a tua coragem esteja meio adormecida;
RESISTE mais um minuto e será mais fácil resistir aos demais;
RESISTE mais um momento, mesmo que a derrota seja um íman; mesmo que a desilusão caminhe na tua direcção;
RESISTE mais um pouco, mesmo que os invejosos te digam para parar e ainda que a tua esperança esteja no limite;
RESISTE um pouquinho mais, mesmo que a tua vida esteja pesada como a consciência dos insensatos e que te sintas indefeso como um pássaro de asas quebradas;
RESISTE, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço. E essa manhã, bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para ti em breve, desde que tu resistas;
RESISTE, porque eu estou sentada na arquibancada do tempo torcendo ansiosa para que tu consigas resistir e ganhes de Deus o troféu que mereces: A FELICIDADE.

sábado, 26 de março de 2016

"Há tanto poder numa pausa como há numa escolha. Como há também um propósito em tudo, em ficar parado e em avançar.
Escolhas são pontos de transformação muito importantes, porque cada escolha cria outra etapa na jornada das nossas vidas e cada decisão de aceitar ou recusar uma oportunidade, cria um novo caminho. 
Mas nem sempre podemos manter um forte movimento à frente, porque há momentos em que precisamos avaliar os resultados das nossas escolhas e do nosso caminho, para decidirmos o que funciona e o que não funciona. E a única maneira de fazer isto é paramos para reflectir, fazer uma pausa.
Uma pausa breve, intencional, consciente e deliberada é uma poderosa declaração de nossa disposição e desejo de fazer a melhor escolha. A pausa é a oportunidade de nos recuperar e tomar fôlego, para vermos o panorama das nossas vidas a partir da perspectiva da realização pessoal. 
Passamos muito tempo a fazer e a pensar, sem o equilíbrio de sermos nós mesmos. Quando reservamos um momento para fazermos uma pausa, permitimos que o que está a acontecer no espírito aflore para podermos em seguida, nos permitir um novo ponto de partida.
A pausa é uma escolha poderosa, contanto que ela não seja definitiva." 

De vez em quando preciso desta pausa, sem pressas... ao meu ritmo... no meu tempo...

Um abraço bem apertado e cheio de carinho para todos!


quinta-feira, 24 de março de 2016

Para descansar a alma

Arranje um cantinho sossegado e uma almofada macia. Acenda um incenso de sândalo. Sente-se com as costas bem rectas. Coloque as mãos sobre os joelhos, com as palmas para cima e balance o corpo lentamente da esquerda para a direita, de movimentos maiores a movimentos menores, como um pêndulo, até encontrar o centro de equilíbrio do corpo. Pare aí. Inspire profundamente e solte o ar lenta e completamente pela boca. Relaxe os ombros. Inspire novamente e solte o ar pela boca. 
Agora cerre os lábios, coloque a ponta da língua no céu da boca e respire pelas narinas. Mantenha os olhos entreabertos, apenas pousados a sua frente.


  • Ouça todos os sons. 
  • Sinta todas as fragrâncias. 
  • Perceba o ar, a temperatura em sua pele. 
  • Você está pensando? Ou não está pensando? 
  • Verifique sua postura. Costas erectas. 
  • Cabeça como se um fio puxasse para o céu. 
  • Pernas firmes pela força da gravidade. 
  • Não julgue. Nem certo nem errado, nem bonito nem feio. Seja. 
  • Apenas sentar. inter-fluindo com tudo que existe. 
  • Que bom estar viva. Este instante aqui e agora é o céu e a terra.
  • Isso é tudo. 
  • E tudo é nada.



- Monja Coen -

sexta-feira, 18 de março de 2016

Reflexões # encantos e boas energias


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, 
e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. 
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional..


(Martha Medeiros)

Deixa o meu silêncio conversar com o teu ... # encantos e boas energias


 E se não quisermos, não pudermos, ou não soubermos, com palavras, dizer alguma coisa um ao outro, senta-te ao meu lado assim mesmo.
 Deixa que os nossos olhos se encontrem outra vez, até nascer aquele sorriso bom que acontece quando a nossa vida se sente olhada com amor. 
 Senta apenas ao meu lado e deixa o meu silêncio conversar com o teu. 
 Às vezes, a gente nem precisa mesmo de palavras.

(Ana Jácomo)

Reflexões # encantos e boas energias


Quem não sabe lidar com as suas frustrações jamais será feliz. É impossível ter tudo o que se quer, portanto, frustrações, haverão muitas ao longo da vida. 
Mas quem compreende bem as decepções e desilusões não sofre nem se desespera. É feliz dentro das suas possibilidades e limitações, à sua maneira. 
Somente aprendendo a lidar com as adversidades é que o ser humano poderá encontrar, um dia, a verdadeira felicidade, que não está em coisas materiais, como dinheiro, romance, estatuto ou profissão, mas sim na paz interior que ilumina a alma e torna o espírito inabalável diante das imperfeições do mundo.
 A paz interior finalmente conquistada é a felicidade real que ninguém, nunca, poderá nos roubar.


quinta-feira, 10 de março de 2016

"Dizer o que se deve, quando se deve ... calar o que não acrescenta e faz sofrer"

Antes de dizer à vida o que queremos, importa escutar o nosso íntimo, para que, em silêncio, o coração e a razão nos indiquem o sentido que escolheriam para a nossa vida.

Há o silêncio da coragem daquele que luta, mas está em paz... e o silêncio da derrota daquele que se cala, cultivando ódios e fermentando vinganças, a propósito de maldades que, tantas vezes, nem sequer existiram...

Há o silêncio da contemplação e o do desprezo...

Há o silêncio dos segredos e mistérios, e o silêncio onde tudo se descobre...

Há o silêncio em que com alegria se espera, e aquele em que se desespera, numa angústia onde a ansiedade semeia pesadelos e dores…

Há o silêncio da pureza que se guarda para o momento certo e o silêncio de quem, arrependido, empregou a sua pureza no tempo errado...

Há o silêncio de quem se esforça, o de quem descansa, mas também o de quem finge...

O silêncio é a luz das grandes obras. Só quando nos fazemos pequenos podemos compreender a grandeza do que nos ultrapassa. Só o silêncio permite que vejamos com atenção. Admirando como quem escuta.

Notas soltas não são melodia... É preciso calar as inutilidades se se quer chegar mais fundo. É tão heróico dizer o que se deve, quando se deve, como é calar o que não acrescenta nem faz bem algum.

Estamos aqui de passagem, mas com o dever de fazer algo com sentido. Só no silêncio da fé se abraçam a paixão e a razão.

Há quem viva uma vida inteira sem nunca querer saber a verdade… um dia de cada vez, como se pudesse começar e acabar quando lhe parece bem... mas escolher uma vida assim é como decidir coser sem linha.

Há um silêncio em que tudo se entrelaça, em que se desfazem os nós, se fecham as feridas e se cosem todos os pedaços... tecendo um eu, inteiro... uma obra perfeita, cheia de imperfeições.