terça-feira, 31 de março de 2015

É importante sentir-se

Quantas vezes nós nos afastamos de alguém sem pensar nas consequências desse nosso acto. 
Antes de rejeitar, deveríamos tentar manter a aproximação
e essa proximidade pode fazer bem a si mesmo e ao outro.
No mundo haveriam mais pessoas felizes!
Partilhar a vida e as experiências, quer elas sejam positivas ou negativas, 
torna-nos seres humanos mais ricos.
Dividir o nosso carrego, torna-o mais leve, 
somos dois em um, e cada um mais forte.




sábado, 28 de março de 2015

Gosto de ti, e então?

Apetecia-me que chegasses de surpresa e me abraçasses por trás. Sem eu sequer ter de me virar e reconhecer-te. Saber que és tu que ali estás só pela força do teu abraço. Pela forma como o teu peito se encaixa nas minhas costas. A forma como os teus braços envolvem os meus. Reconhecer-te pelo teu cheiro que me invade, ainda que eu permaneça de olhos fechados. Saber de cor o teu beijo no meu pescoço e sentir o teu respirar que me arrepia.
Apetecia-me assim: um abraço por trás. Daqueles que esquecem o mundo e nos faz descansar. Um abraço que sabemos nos vai agarrar e não mais largar.
Um abraço. Apetecia-me.
Abraças-me?


sexta-feira, 27 de março de 2015

terça-feira, 24 de março de 2015







.....


Toda a alegria do mundo brota do desejo de que os outros sejam felizes
e todo o sofrimento deste mundo vem de desejar apenas a própria felicidade.

"Shantideva"

terça-feira, 17 de março de 2015

antes passar a minha vida a apenas sonhar que sou teu, que passar a minha vida a apenas fingir que sou de outra

"Se não te imaginares a ficar velhinha ao lado de um velhinho que é a pessoa que amas, e se isso não for uma imagem que te arrepia de felicidade da ponta dos pés à ponta dos cabelos, desiste de amar, porque, ficas a saber, quando não se percebe que envelhecer é fixe porque te oferece a possibilidade de poderes amar até ao fim dos teus dias a pessoa que amas, então se calhar não se ama nada. 

Se ao leres estas palavras todas que te escrevi não te apetecer vir ter comigo atrás do pavilhão de ciências e dar-me o abraço mais apertado que algum dia apertaste, desisto de amar, porque, ficas a saber, decidi há muito, quando te vi entrar na aula de Psicologia pela primeira vez, que eras tu o amor, e se não houver tu, mais vale haver apenas eu. Afinal de contas, antes passar a minha vida a apenas sonhar que sou teu que passar a minha vida a apenas fingir que sou de outra.

Com amor infinito,
Pedro, do 10.º J (aquele que fica ao teu lado nas aulas de Português) "


Achei lindo!

Parabéns Elis Regina!

Elis Regina morreu precocemente em 1982, com apenas 36 anos, deixando uma vasta obra na música popular brasileira. Embora haja controvérsias e contestações, os exames comprovaram que havia morrido por conta de altas doses de cocaína e bebidas alcoólicas, e o facto chocou profundamente o país na época.

Quantas vidas vale um abraço?

Quantas vidas vale o teu abraço?
Vieste como se não quisesses nada, sentaste-te no avião ao meu lado (a menina dá-me licença que lhe diga que é linda), e ainda o avião não tinha levantado já eu estava no céu.

Padro Chagas Freitas

A vida é uma jornada e mudanças são inevitáveis. Aceite ...
e aproveite ao máximo cada momento precioso da vida !

sexta-feira, 13 de março de 2015

carta para a menina que tinha pressa de crescer..

Sabes ... Nem tudo será como tu imaginaste. Será preciso lutar um pouco mais por algumas coisas e até mesmo desistir de outras.
Perceberás que nem sempre é possível alcançar o desejado, mas a boa notícia é que isso dói bem menos do que imaginavas – tudo bem, causa algum incómodo, não vou negar.
As pequenas coisas serão enormes e vai-te perguntar como pôde passar tanto tempo sem perceberes.
Outras que pareciam indispensáveis não farão a menor falta, mas isso já não causará estranheza.
Sabes aquela história do “tempo cura tudo”? Ela é verdade verdadeira, posso garantir.
A vida dará muitas muitas voltas e, de vez em quando, elas darão vertigem, mas em outras te levarão de volta ao ponto de partida onde está tua essência.
Entenderás que 2 + 2 nem sempre é igual a 4, porque o mundo é complexo demais para ter só uma resposta certa. Continuarás a  bater o pé, mas sem deixar de dar a mão, porque passarás a ver as coisas por um ângulo que vai muito para além do teu umbigo.
E aprenderás a perdoar, especialmente a ti mesma, por não seres sempre literalmente aquilo que imaginaste. Na verdade, sentirás prazer em não o ser, porque a surpresa vai continuar te agradar muito mais do que o óbvio.~
- Fernanda Gaona - 

Apesar do cansaço ...

"Aquele amor que existe antes de tudo. Aquele amor que traz sentido, serenidade e a cadência certa à nossa respiração.
Aquele amor que traz a vontade de o ter sempre por perto, de querer sempre bem, de fazê-lo feliz. Aquele amor que traz na alma a calma e nas mãos o abrigo. Aquele amor que ensina a amar com todas as forças que temos e a viver cada dia como se fosse o último.

Aquele amor que torna as rotinas doces, que conjuga connosco a certeza do plural que se quer forte e luminoso, mesmo quando tudo é nublado, cinzento ou confuso.

Aquele amor que reconhecemos como casa, como pele, como paz, como sossego e como certeza maior.
Aquele amor que mesmo nos dias em que nada faz sentido e tudo parece perdido, nos ouve repetir com a firmeza do lado-a-lado, do ombro-a-ombro: "tudo vai dar certo".

Aquele amor que ama na imperfeição e que te faz perceber que mudar a vida toda por amor foi a melhor decisão que tomaste em toda a tua vida."


Texto de às 9 no meu blog

Desacelerar. Parar. Sair. Respirar.

"Saber esperar, ter paciência, valorizar a distância e aprender a ter recuo de tudo o que nos parece nublado. Sentir o pulso e a real dimensão que as nossas dúvidas /angústias /ansiedades têm, quando nos obrigamos a sair um pouco da roda onde corremos, sem parar, todos os dias. Seja por um par de minutos, de horas ou de dias. 
Sair. Parar. Desacelerar. Respirar. 
E voltar, depois, à velocidade dos dias, e ver com (mais) clareza - e já a segurar - a ponta do novelo que teimava em não aparecer. 
Acredito que a vida sabe sempre. Como, quando e onde. Seja nas respostas que nos dá, ou nas perguntas que nos ensina a reformular."

"O amor. Sempre o amor. 
Só o amor salva. Seja ele sob que forma for.
Só com o amor se aprende a dar e a receber. A aceitar e a ceder. A cuidar e a querer. A segurar e a confiar. A respeitar e a deixar ser (livre).
Aprende-se a gostar mais de nós quando somos amados pelo amor.
Aprende-se a gostar mais dos outros quando amamos com o coração todo.
Acredito tanto que os milagres (do amor) acontecem. Com a mesma força em que acredito na força, na resiliência e na coragem que precisamos ter para (os) fazer acontecer."

quinta-feira, 12 de março de 2015

Vida colorida

A vida pode ser mais leve, mais lúdica. Se eu não brincasse, enlouqueceria. 
Não posso nem sei ser essa imagem que tanta gente congelou a respeito do que é ser adulto. 
Passo longe desse congelador. Quero o calor da vida. 
Quero o sonho e a realidade melhor que ele puder gerar. 
Quero alguma inocência que não seja maculada. 
Quero descobrir coisas que não suspeito existirem e que, para minha surpresa, têm imenso significado no meu coração.
Adulta, quero caminhar de mãos dadas, vida fora, com a criança que me habita: curiosa, astuta, espontânea.

terça-feira, 10 de março de 2015

Pensando bem ...


A felicidade é feita de pequenas coisas.


"é preciso ir embora"

Ir embora é importante para que se entenda que não somos assim tão importantes, que a vida segue, com ou sem a gente por perto. As pessoas nascem, morrem, casam, separam-se, e resolvem os problemas que antes acreditávamos que só nós podíamos resolver. 
É simultâneamente chocante e libertador – ninguém precisa de nós para continuar a sua vida. Nem a sua mãe, nem o seu pai, nem o seu ex-patrão, nem sua empregada, nem ninguém.  A maioria de nós tem uma noção muito distorcida da importância do seu próprio umbigo – novidade para quem sofre deste mal: ninguém é insubstituível ou imprescindível. Aprenda a lidar com isso.
É preciso ir embora.
Ir embora é importante para que vejamos que somos muito importantes sim! Seja por 2 minutos, seja durante 2 anos, quem sente sua falta não sente menos ou mais porque você foi embora – apenas sente por mais tempo! O sentimento não muda. 
Algumas pessoas nunca vão esquecer o nosso aniversario, quer a gente esteja aqui ou na Austrália. 
Essa conversa de “que saudades de ti, temos que nos ver um dia destes" é politica barata.
Quem sente a nossa falta vai sempre sentir e agir. E não se preocupe, que tudo acontece naturalmente. Não deixará nunca de existir aquele grupinho especial que vai terminar a frase: “Que saudades" ... com um “por isso é que te mando essa musica para tu ouvires (a nossa música)", ou então "já comprei o bilhete de avião ” ou mesmo “desce, que eu vou passar aí agora mesmo!”.
Então, vai embora. 
Vai embora do trabalho que te atormenta. 
Daquela relação que tu sabes que não vai dar certo.
Vai embora da vida daqueles que só estão presentes quando lhes convém. 
Vai embora da casa dos teus pais.
Do teu país. 
Vai embora, por alguns minutos, alguns anos, ou para o resto da vida. 
Ausenta-te, nem que seja para te encontrares contigo mesmo. 
Quanto voltares – e se voltares – vais ver as coisas de outra perspectiva, como de lá de cima do avião.
As desculpas e preocupações podem deixar de existir se a gente decidir encará-las como elas realmente são – do tamanho de formigas.

segunda-feira, 9 de março de 2015



Dia da mulher, quando?

Seja ela qual for, a forma a que se dirijam a nós, somos Mulheres. 
Não podemos esquecer, de forma alguma, a luta das mulheres no Séc. XIX pela conquista dos seus direitos, da sua liberdade e autonomia, a procura pela igualdade de direitos com os homens, tentando abolir a opressora desigualdade de género.
Ninguém esquece isso!
Hoje em dia, apesar de todas as vitórias alcançadas, ainda há um longo caminho a percorrer, através das teias do machismo mascarado.
A mulher ainda encontra graves e sérios atentados à sua liberdade e direitos, que a impedem de se impor na sua condição… Humana!
Para mim, não faz sentido existir o “Dia da Mulher”.
Eu não quero que se recorde a luta das minhas antecessoras hoje, quero que se recorde todos os dias.
Existir o “Dia da Mulher” é, por si só, discriminatório. Remete-nos o pensamento para algo inferior, diminuído.
Quero que se lute pela igualdade de género, ontem, hoje e amanhã!
Podia enumerar-vos vários casos concretos de atentado à dignidade humana que ainda hoje se cometem, como a mutilação genital feminina, as violações coletivas, a escravidão sexual, a violência doméstica, o não direito ao voto, casamento por conveniência familiar, uso de burca, disparidade salarial, discriminação laboral, bla bla bla… Mas até se me revoltam “os fígados”, em saber que “isto” ainda acontece em pleno século XXI!
Um dia, no Qatar, vi vários maridos a escolherem um perfume para as esposas. E não era Dia dos Namorados.
Eles é que decidem se elas cheiram a rosas, a casca de árvore, a urtigas ou a carrapato.
Lembro-me que, na altura, desejei tanto que lhes desse um valente ataque de espirros, daqueles que até ficassem com os “trusses” Armani molhados!
Não se comparem forças físicas, comparem-se forças intelectuais.
Não se discriminem sexos. Lute-se pela igualdade.
Não se festeje o “Dia da Mulher”. Festeje-se o “Dia da Igualdade de Género”.
Não se queimem soutiens. Queimem-se cuecas!
(A idade avança, a gravidade não perdoa e as “ditas cujas” caem. Os soutiens são caros e uma vez que ganhamos menos do que eles, é preciso ponderar tal acto.
Ora bem, as cuecas são mais baratas… E o arejo combate as candidíases!
Assim, eles também podem queimar as deles, o que até dá um jeitaço do caraças!
Perfeito!)
Mulheres e Homens… “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).
Infelizmente, nos dias de hoje, ainda é uma visão utópica, apesar de ter sido escrita em 1948.



sexta-feira, 6 de março de 2015


Mulher é aquela que cuida, mesmo longe. 
Que protege, mesmo ausente. 
Que espera, mesmo cansada. 
Que adora, mesmo ignorada. 
Que aceita, mesmo com todos os defeitos. 
E que, acima de tudo, ama.
Hoje, amanhã, depois e sempre.




quinta-feira, 5 de março de 2015


Toda a alegria do mundo brota do desejo de que os outros sejam felizes, e todo o sofrimento deste mundo vem de desejar apenas a própria felicidade.

"Shantideva"


A memória é mulher. Ela não esquece.


- Mia Couto

terça-feira, 3 de março de 2015

A palavra poder é mal entendida.
Geralmente está associada ao contexto de exercer controle sobre o outro.
No entanto poder é a capacidade de manter-se livre de influência, de dependência e de escravidão.
Poder significa fazer a escolha certa, agir como um mestre de si mesmo.~

Brahma Kumaris


Ser paciente consigo e com os outros é um dom a ser trabalhado!



Aprendi a deixar os dias mais simples, mais leves. E agora acredito que ser feliz é descomplicar a vida, começando pelo interior!

- Meimei


 I no longer have patience for certain things, not because I’ve become arrogant, but simply because I reached a point in my life where I do not want to waste more time with what displeases me or hurts me.
 I have no patience for cynicism, excessive criticism and demands of any nature.
 I lost the will to please those who do not like me, to love those who do not love me and to smile at those who do not want to smile at me.
 I no longer spend a single minute on those who lie or want to manipulate. I decided not to coexist anymore with pretense, hypocrisy, dishonesty and cheap praise. I do not tolerate selective erudition nor academic arrogance.
 I do not adjust either to popular gossiping. I hate conflict and comparisons. I believe in a world of opposites and that’s why I avoid people with rigid and inflexible personalities. In friendship I dislike the lack of loyalty and betrayal. I do not get along with those who do not know how to give a compliment or a word of encouragement.
 Exaggerations bore me and I have difficulty accepting those who do not like animals. 
 And on top of everything I have no patience for anyone who does not deserve my patience.

Meryl Streep

A maternidade é uma das maiores artes


"A maternidade é uma grande meditação. A maternidade é uma das maiores artes: você está criando um ser vivo.
O escultor não é nada comparado com a mãe, porque ele está criando apenas uma estátua de mármore. O pintor não é nada, o poeta não é nada, o cantor não é nada, o músico não é nada, porque eles estão lidando com coisas, objectos.
A mãe é a maior poeta e a maior pintora e a maior música e a maior escultora, porque ela está criando uma consciência - a própria vida."

Osho