sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Meditação

O excesso de informação, não permite consciencializar sobre as necessidades de cada um, andamos absorvidos entre trabalho, rotinas, poucas horas de sono, filhos, e esquecemos da nossa essência ... desencadeando desequilíbrios metabólicos.


Coloque-se numa posição confortável, mantendo a coluna ereta, e em simultâneo sinta todo o corpo descontraído, os ombros relaxados, a cabeça alta e procure fechar os olhos de forma suave e descontrair os maxilares. Ouça e sinta a respiração calma e tranquila, deixando os pensamentos correrem mas sem dar importância, procurando mantê-los cada vez mais longe e concentrando-se apenas em cada ciclo respiratório, cada vez mais longo e tranquilo.
emagrecer meditação
Esta quietude permite a energia vital correr todo o corpo, dando a sensação de plenitude e de felicidade, permitindo clarificar a mente e dar importância à essência da vida.

gosto de ti assim

"gosto de ti quando me perguntas como correu o meu dia. gosto de ti quando me abraças no meio da rua. gosto de ti quando me escreves post-it queridos-lamechas-amorosos e me ofereces um enorme girassol. gosto de ti assim. gosto de ti quando me desejas boa sorte – sabendo eu que a minha sorte és tu. gosto de ti nas saudades que sinto. gosto de ti na forma como me olhas e me vês a alma.  gosto de ti quando insistes (e nunca desistes) de mim. gosto de ti nas coisas que só tu vês, só tu sabes, só tu guardas de mim. gosto de ti quando me dizes que sou sol, verão e força no coração. gosto de ti no «sim» que nos casa todos os dias, e no fio invisível do nosso martim-amor-sem-fim. gosto de ti quando cuidas de mim. gosto de ti nos beijos e na canja de galinha para a minha alma. gosto de ti assim. por seres morada e estrada. por seres abraço que cura e mão que segura. por seres base, suporte, sentido e energia forte. 
gosto de ti assim. por seres o Amor. o meu amor. o meu agradecimento maior. a minha volta de 180º. e o passo em frente, todos os dias." - ❥- 

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Novas etapas # dieta

As dietas são uma treta. Se eu sei que não posso comer hidratos de carbono ao jantar, porque é que ontem comi rissóis?

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

FECHAR CICLOS, FECHAR PORTAS, ENCERRAR CAPÍTULOS: O IMPORTANTE É FECHA-LOS E SEGUIR EM FRENTE…


É preciso aceitar quando uma etapa da vida termina. Se eu insistir em permanecer nela, poderei perder a alegria e o sentido de viver. Como isso se chama, pouco importa: fechar ciclos, fechar portas, encerrar capítulos; o importante é fechá-los e seguir em frente.
Os problemas acontecem e devemos deixá-los ir!
Um dia, de repente, um sentimento de nostalgia nos invade e ficamos ali a o lembrar de todo o tempo perdido, os minutos desperdiçados que não voltam mais. Entenda que o tempo é o nosso bem mais valioso; o tempo é vida.
É normal lembrar do passado; o que é prejudicial é viver com as feridas emocionais abertas. São elas que nos impedem de caminhar, viver o presente e desfrutar tudo o que temos.
A vertigem emocional
Acreditar que o passado foi melhor é garantia de sofrimento emocional no presente. Essa crença nos impede “de soltar e deixar ir” e podemos mergulhar num abismo profundo.
É assim que surge a vertigem emocional, que nos impede de esquecer o passado, curar nossas feridas e viver o presente.
A limpeza do nosso passado
Algumas pessoas acreditam que olhar para o passado é perda de tempo; o importante é viver o presente. Dessa forma, as tristezas emocionais do passado vão se acumulando, criando “uma montanha de dor” cada vez maior.
Imagine que uma pessoa alérgica tenha como hábito varrer toda a poeira de casa para debaixo do tapete, achando que isso não vai afetá-la.
É o que acontece com as feridas emocionais. Precisamos nos libertar das correntes que nos ferem, para que as feridas não se aprofundem. O que você é hoje é fruto do seu passado, tenha sido ele bom ou ruim.
Revisando seu interior você não conseguirá mudar o passado, mas sim entender as partes negativas e não permitir que elas perturbem o seu presente. Isso é muito doloroso, mas abre espaço para o novo.
Cicatrizar as feridas emocionais
Superar o medo do passado é a única forma de acabar com esse sofrimento.
Vale a pena tentar curar as feridas do passado. Livre-se da sua carga e perceba o que o oprime.
Imagine que você está soltando um balão; as cordas que o prendem vão se afrouxando, até que ele se solta completamente. Deixe-o ir, enquanto olha para o céu até perdê-lo de vista, sorrindo e sentindo muita paz.
Liberte-se
Se não traz alegria para sua vida… Solte
Se não lhe faz feliz… Solte
Se permanece ao seu lado, mas não acrescenta nada de bom… Solte
Se procura segurança e assim evita o esforço de desenvolver-se… Solte
Se não reconhece suas qualidades… Solte
Se não lhe dá carinho… Solte
Se não promove o seu sucesso… Solte
Se diz, mas não faz… Solte
Se não há um lugar em sua vida para você… Solte
Se tenta mudá-lo… Solte
Se o amedronta… Solte
Se são mais desencontros do que acertos…Solte
Se simplesmente o faz sofrer…Solte
Liberte-se…a perda será muito menos dolorosa do que a dor de apegar-se “ao que já foi e não é mais”.
_______
Fonte:Blog A Mente é Maravilhosa

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

(carta de um adulto ao mundo)

Continuar todos os dias faz chorar. O passado sobrepõe-se, teimoso, e damos por nós a perceber que já não somos crianças, que já não somos sequer jovens. O tempo passa e leva-nos com ele. Ganhamos tanto e fica sempre a sensação de que perdemos tanto também. 
A vida prossegue e o corpo prossegue. Tudo a caminho do final. E nós no meio, perdidos, a cabeça sem saber se é corpo se é alma. 
Viver todos os dias é maravilhoso e não deixa de ser horrível. As responsabilidades apertam, comprimem. Quanto mais cresces menos podes cair. Menos há margem para queda. Um adulto é sempre uma criança com excesso de responsabilidades. Com excesso de obrigatoriedades. Uma criança é feita para cair, um adulto é feito para se levantar. Todos os dias levantar. Perde-se o emprego e tem de se levantar. Perde-se um amigo e tem de se levantar. Perde-se uma oportunidade e tem de se levantar. Perde-se tudo e tem de se levantar.
Levantar todos os dias magoa e o cinzento estrangula, coloniza, integra-nos inteiros. Distraio-me um segundo e já estou nele: completamente cinzento, uma malha absurda de mais-ou-menos, uma teia irrespirável de meia-felicidade-meia-infelicidade. A rotina contagia – mas contagia porque não consegue contagiar. A rotina contagia pela incapacidade de emocionar, de mover, de abalar. Repetir apenas o irrepetível: eis o que temos de procurar.
A emoção todos os dias corrói mas não ter emoção todos os dias mata. Ontem era jovem e tinha todos os sonhos do mundo; hoje sou um quase-velho e tudo o que consegui foram quase-sonhos. 
Já fui feliz. Claro que já fui feliz. Já consegui abraçar, beijar, amar. Mas sabe sempre a pouco.
Viver sabe sempre a pouco. E há dias em que viver sabe a demais. 
Dias em que é urgente deixar de viver ...  ficar apenas por ali, a olhar de fora para dentro de nós; tentar entender o que somos, o que queremos. No fim, tudo continuará na mesma e nada ficará como dantes.
Tudo continuar na mesma e nada ficar como dantes todos os dias cansa. Sou um adulto e não sei quem sou: eis a única declaração possível. Eis a única verdade possível. 
Quero ser a criatura mais feliz do mundo e lutarei até ao fim dos meus dias para isso. 
Mas talvez seja isso, essa fúria de felicidade, essa luta imparável, que me impede de ser feliz. Talvez queira demais ser feliz. Talvez ame demais, talvez exija demais. Mas só o que é demais não é erro.
Há dois dias era um puto e dentro de dois dias sou um velho: aqui jaz um adulto. Os adultos têm muito a perder e é por isso que se perdem. Perdem-se no que querem ter e esquecem-se do que já são. 
A vida, para um adulto, é aquilo que acontece enquanto estão a pensar no que é a vida. Um adulto está no pico de tudo e raramente consegue sair do chão.
Pensar na vida todos os dias aborrece. Os adultos são uma seca. Eu sou uma seca. E o pior é que sei que sou uma seca. Sei que já não tenho a paciência que tinha para aguentar o que tenho de aguentar. Sei que poderia rir mais, que poderia tentar mais, que poderia voar mais, que poderia amar mais. 
Mas falta-me juventude para isso, falta-me coragem para isso. Penso no que posso perder e abdico do que posso ganhar. Os adultos são uma seca. 
Os adultos são uns bananas. Ser banana todos os dias arrelia.
Sou um adulto e sou feliz: quantas vezes o dissemos ....  e sentimos mesmo?
_______________
in "Prometo Perder"

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Vamos tratar disso juntos …. amanhã.



"Vai mãe. Vai agora. Coloca-o no teu colo. Sim, tu estás chorando também. Caramba, isso foi algo grande. Abraça-o. Olha como ele se aninha tão rápido nos teus braços. Vê o quanto ele quer ser amado por ti, ser tranquilizado por ti. Vê que pequeno ele é! Vê quão frágil é a sua alma!"

juntando as peças quebradas

Vamos tratar disso juntos …. amanhã.



"Vai mãe. Vai agora. Coloca-o no teu colo. Sim, tu estás chorando também. Caramba, isso foi algo grande. Abraça-o. Olha como ele se aninha tão rápido nos teus braços. Vê o quanto ele quer ser amado por ti, ser tranquilizado por ti. Vê que pequeno ele é! Vê quão frágil é a sua alma."

juntando as peças quebradas

terça-feira, 19 de abril de 2016

Os melhores ensinamentos de beleza



Há muito que deixou de ser um segredo para se tornar uma verdade absoluta, que a água é fundamental para eliminar toxinas e, antes de aplicarmos óleos e cremes, a hidratação deve começar por dentro. Nos bastidores de um desfile, todas as modelos bebem litros de água e, independentemente do que estejam a fazer, bebem sempre três litros por dia e que adiciona rodelas de pepino ou limão para tornar o seu sabor mais interessante. Muitos problemas de saúde e beleza estão relacionados com a desidratação. Para ajudar a manter a pele com um aspecto saudável, a regular o peso e a combater o jet lag, é essencial estar sempre sempre a beber água.

Dormir bem - Para mim esta é a regra mais importante. Se não dormirmos bem, não há maquilhagem ou cremes que disfarcem. Reduza o consumo de cafeína ao longo do dia e tome um banho imediatamente antes de se deitar.  
Hidratar - Faço uma máscara hidratante uma vez por semana, que aplico no cabelo seco e deixo actuar durante meia hora, sempre antes da lavagem. Além do ritual de aplicar champô, condicionador e óleo nas pontas, uso sempre na minha rotina de beleza um spray hidratante leave-in, que se aplica no cabelo seco, e tenho sempre à mão um "sérum" para ir usando durante o dia. Gosto especialmente do Huile Soyeuse, da Phyto e do óleo de camélia da Shu Uemura". Escolha o seu óleo natural que possa ser aplicado no cabelo, nas mãos, no rosto e no corpo. O óleo de côco pode ser usado no corpo, sempre depois do banho.

Esfoliar
Para eliminar todas as células mortas, passar um esfoliante no corpo e no rosto todos os dias. Algumas celebres modelos dizem aplicá-lo às vezes até duas vezes por dia. Pode fazer o seu esfoliante em casa, misturando um óleo ou creme hidratante com sal ou açúcar; pode ainda juntar açúcar ao seu lip balm para exfoliar os lábios – depois é só remover com água fria e aplicar o hidratante normal.

Nenhum tratamento funciona separadamente. Ou seja, não vale a pena fazer tratamentos estéticos para a celulite ou aplicar cremes todos os dias se não seguirmos uma alimentação saudável, bebermos água, dormirmos bem e treinarmos regularmente. 
O mesmo se aplica a tudo na beleza; é importante criar hábitos saudáveis e procurar mantê-los.

Evitar o açúcar - E não só porque engorda: o açúcar provoca no organismo um processo de oxidação, que é altamente prejudicial para a saúde e para a pele, e está associado ao aparecimento de grande parte dos cancros, bem como acelera o envelhecimento cutâneo. Dizem os nutricionistas, que "são precisas três semanas para eliminar o vício do açúcar e deixar de ter vontade de comer doces logo depois das refeições". Ou seja, é preciso eliminá-lo totalmente da nossa alimentação durante quase um mês e procurar alternativas mais saudáveis, como as tâmaras ou o cacau. 
Óleo de côco -Pode encontrar-se em qualquer supermercado e é tão necessário na cozinha como no seu "nécessaire" e um dos maiores segredos de beleza é aplicar óleo de côco no corpo e no cabelo uma vez por semana antes de um banho de imersão, para um boost de hidratação. Misturado com sal marinho para criar um esfoliante natural, pode ser usado também como desmaquilhante.  

Fazer treinos variados - Este é também o segredo para manter a forma, alternando entre exercícios de cardio, treinos de alta intensidade, flexões, agachamentos, levantar pesos e subir escadas. Se quiser melhorar a sua forma física, faça treinos de força e resistência pelo menos quatro vezes por semana, sempre com a orientação do seu personal trainer. Como complemento pode ainda fazer ballet, ioga e pilates.

Protector solar - Mesmo quando não está sol aplico sempre protetor solar depois do hidratante antes de sair. Mais fácil ainda é usar um creme com SPF ou BBCC cream ou base com proteção solar.  

Maquilhagem - Segundo os especialistas, o maior erro de beleza é aplicar demasiada base ou abusar nas sombras ou blush. O melhor truque para conseguir um efeito natural é acrescentar pó bronzeador ao hidratante de rosto. 


terça-feira, 29 de março de 2016

Algures perdida ...



RESISTE um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e a tua coragem esteja meio adormecida;
RESISTE mais um minuto e será mais fácil resistir aos demais;
RESISTE mais um momento, mesmo que a derrota seja um íman; mesmo que a desilusão caminhe na tua direcção;
RESISTE mais um pouco, mesmo que os invejosos te digam para parar e ainda que a tua esperança esteja no limite;
RESISTE um pouquinho mais, mesmo que a tua vida esteja pesada como a consciência dos insensatos e que te sintas indefeso como um pássaro de asas quebradas;
RESISTE, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço. E essa manhã, bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para ti em breve, desde que tu resistas;
RESISTE, porque eu estou sentada na arquibancada do tempo torcendo ansiosa para que tu consigas resistir e ganhes de Deus o troféu que mereces: A FELICIDADE.

sábado, 26 de março de 2016

"Há tanto poder numa pausa como há numa escolha. Como há também um propósito em tudo, em ficar parado e em avançar.
Escolhas são pontos de transformação muito importantes, porque cada escolha cria outra etapa na jornada das nossas vidas e cada decisão de aceitar ou recusar uma oportunidade, cria um novo caminho. 
Mas nem sempre podemos manter um forte movimento à frente, porque há momentos em que precisamos avaliar os resultados das nossas escolhas e do nosso caminho, para decidirmos o que funciona e o que não funciona. E a única maneira de fazer isto é paramos para reflectir, fazer uma pausa.
Uma pausa breve, intencional, consciente e deliberada é uma poderosa declaração de nossa disposição e desejo de fazer a melhor escolha. A pausa é a oportunidade de nos recuperar e tomar fôlego, para vermos o panorama das nossas vidas a partir da perspectiva da realização pessoal. 
Passamos muito tempo a fazer e a pensar, sem o equilíbrio de sermos nós mesmos. Quando reservamos um momento para fazermos uma pausa, permitimos que o que está a acontecer no espírito aflore para podermos em seguida, nos permitir um novo ponto de partida.
A pausa é uma escolha poderosa, contanto que ela não seja definitiva." 

De vez em quando preciso desta pausa, sem pressas... ao meu ritmo... no meu tempo...

Um abraço bem apertado e cheio de carinho para todos!


quinta-feira, 24 de março de 2016

Para descansar a alma

Arranje um cantinho sossegado e uma almofada macia. Acenda um incenso de sândalo. Sente-se com as costas bem rectas. Coloque as mãos sobre os joelhos, com as palmas para cima e balance o corpo lentamente da esquerda para a direita, de movimentos maiores a movimentos menores, como um pêndulo, até encontrar o centro de equilíbrio do corpo. Pare aí. Inspire profundamente e solte o ar lenta e completamente pela boca. Relaxe os ombros. Inspire novamente e solte o ar pela boca. 
Agora cerre os lábios, coloque a ponta da língua no céu da boca e respire pelas narinas. Mantenha os olhos entreabertos, apenas pousados a sua frente.


  • Ouça todos os sons. 
  • Sinta todas as fragrâncias. 
  • Perceba o ar, a temperatura em sua pele. 
  • Você está pensando? Ou não está pensando? 
  • Verifique sua postura. Costas erectas. 
  • Cabeça como se um fio puxasse para o céu. 
  • Pernas firmes pela força da gravidade. 
  • Não julgue. Nem certo nem errado, nem bonito nem feio. Seja. 
  • Apenas sentar. inter-fluindo com tudo que existe. 
  • Que bom estar viva. Este instante aqui e agora é o céu e a terra.
  • Isso é tudo. 
  • E tudo é nada.



- Monja Coen -

sexta-feira, 18 de março de 2016

Reflexões # encantos e boas energias


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, 
e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. 
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional..


(Martha Medeiros)

Deixa o meu silêncio conversar com o teu ... # encantos e boas energias


 E se não quisermos, não pudermos, ou não soubermos, com palavras, dizer alguma coisa um ao outro, senta-te ao meu lado assim mesmo.
 Deixa que os nossos olhos se encontrem outra vez, até nascer aquele sorriso bom que acontece quando a nossa vida se sente olhada com amor. 
 Senta apenas ao meu lado e deixa o meu silêncio conversar com o teu. 
 Às vezes, a gente nem precisa mesmo de palavras.

(Ana Jácomo)

Reflexões # encantos e boas energias


Quem não sabe lidar com as suas frustrações jamais será feliz. É impossível ter tudo o que se quer, portanto, frustrações, haverão muitas ao longo da vida. 
Mas quem compreende bem as decepções e desilusões não sofre nem se desespera. É feliz dentro das suas possibilidades e limitações, à sua maneira. 
Somente aprendendo a lidar com as adversidades é que o ser humano poderá encontrar, um dia, a verdadeira felicidade, que não está em coisas materiais, como dinheiro, romance, estatuto ou profissão, mas sim na paz interior que ilumina a alma e torna o espírito inabalável diante das imperfeições do mundo.
 A paz interior finalmente conquistada é a felicidade real que ninguém, nunca, poderá nos roubar.


quinta-feira, 10 de março de 2016

"Dizer o que se deve, quando se deve ... calar o que não acrescenta e faz sofrer"

Antes de dizer à vida o que queremos, importa escutar o nosso íntimo, para que, em silêncio, o coração e a razão nos indiquem o sentido que escolheriam para a nossa vida.

Há o silêncio da coragem daquele que luta, mas está em paz... e o silêncio da derrota daquele que se cala, cultivando ódios e fermentando vinganças, a propósito de maldades que, tantas vezes, nem sequer existiram...

Há o silêncio da contemplação e o do desprezo...

Há o silêncio dos segredos e mistérios, e o silêncio onde tudo se descobre...

Há o silêncio em que com alegria se espera, e aquele em que se desespera, numa angústia onde a ansiedade semeia pesadelos e dores…

Há o silêncio da pureza que se guarda para o momento certo e o silêncio de quem, arrependido, empregou a sua pureza no tempo errado...

Há o silêncio de quem se esforça, o de quem descansa, mas também o de quem finge...

O silêncio é a luz das grandes obras. Só quando nos fazemos pequenos podemos compreender a grandeza do que nos ultrapassa. Só o silêncio permite que vejamos com atenção. Admirando como quem escuta.

Notas soltas não são melodia... É preciso calar as inutilidades se se quer chegar mais fundo. É tão heróico dizer o que se deve, quando se deve, como é calar o que não acrescenta nem faz bem algum.

Estamos aqui de passagem, mas com o dever de fazer algo com sentido. Só no silêncio da fé se abraçam a paixão e a razão.

Há quem viva uma vida inteira sem nunca querer saber a verdade… um dia de cada vez, como se pudesse começar e acabar quando lhe parece bem... mas escolher uma vida assim é como decidir coser sem linha.

Há um silêncio em que tudo se entrelaça, em que se desfazem os nós, se fecham as feridas e se cosem todos os pedaços... tecendo um eu, inteiro... uma obra perfeita, cheia de imperfeições.


sábado, 20 de fevereiro de 2016

Em contradição.


As pessoas não mudam, na verdade nunca foram como eu pensava. Sem sabermos muito bem como, a verdade é que um dia, numa situação muito simples e comum, acabamos por ter que abrir os olhos. Pode até ser o caso de uma relação que já dure há cinco meses ou cinco anos com certa pessoa, quando, de repente nos apercebemos de como ela é de verdade. E pode ser com toda a sua crueldade
É aí que muitos dos seus sonhos são arrasados, que escapam as ilusões e esperanças. Porque vivemos todo esse tempo com a máscara da fascinação ou de um amor cego que nos impedia de ver a verdade autêntica.

Ninguém pode conhecer as pessoas em profundidade rapidamente. Isso requer tempo, cumplicidade e momentos chave que nos abrem os olhos. Até que isso ocorra, muitas vezes temos a tendência a idealizá-las ou atribuir-lhes dimensões extraordinárias; mas pouco a pouco, os véus vão caindo…

É claro que às vezes as pessoas realmente podem mudar. As circunstâncias fazem-nos mudar, as experiências vividas também. Contudo, todos nós dispomos de uma essência inconfundível, um tipo de personalidade, integridade e valores que costumam ser constantes ao longo do tempo.
Está nas nossas mãos saber perceber a tempo, saber ler os gestos, saber intuir nas palavras, saber deduzir das atitudes. E às vezes o amor é um filtro traiçoeiro na hora de sermos objectivos, mas devemos manter o coração aberto e os pés no chão. Vivemos amarrados às raízes do equilíbrio e da auto-protecção.
No início todos nos esforçamos para sermos semelhantes aos outros. Muitas vezes somos nós mesmos que procuramos encaixar as nossas arestas e vazios particulares com os do seu companheiro, ou companheira, para que tudo tenha a mais perfeita harmonia …

Entretanto, muitas dessas uniões surgem mascarando ou disfarçando carências próprias. Ou ainda pior, mostrando virtudes que não são reais. De nosso lado, vemos o companheiro como “completo”, quase idílico, sem perceber máscara alguma.

Mais cedo ou mais tarde surge a primeira decepção. Não sabemos como, nem entendemos como é que a outra pessoa foi capaz de fazer ou dizer tal coisa, mas aconteceu e não podemos fazer nada para mudá-lo.

Pouco a pouco vão surgindo situações tão reveladoras em que as pessoas são postas à prova, e é aí que surge a sua verdadeira essência, a sua autêntica personalidade. O que aconteceu? Como podem ser tão diferentes do que eram no início da relação?
É preciso aceitar que as pessoas não mudam da noite para o dia.
Na verdade, há pessoas que não são como nós achávamos no início.

E essa descoberta costuma ser desoladora.

E como aceitar que a pessoa de quem gostamos não seja como pensávamos no início? Este tipo de situação é uma realidade muito comum no dia-a-dia, e de facto não acontece unicamente entre casais. Acontece também entre amigos e inclusive entre muitos outros vínculos familiares.

As pessoas não mudam da noite para o dia, nem costumam mudar com o tempo. Na verdade, é o próprio tempo que permite ver a verdade.

Não existe uma fórmula mágica que nos permite ver à partida como as pessoas são de verdade. De facto, muitas vezes nem elas mesmas sabem. É preciso compartilhar momentos, experimentar vivências para que seja a própria vida a trazer à luz as penumbras e belezas interiores.

Apesar de ser complicado, há alguns aspectos que devemos considerar. É muito comum pessoas andarem pelos salões da vida cobertos pelas suas próprias máscaras de sedução, e não vale a pena tentarmos colocar uma venda nos olhos para completar. Evite idealizar. Tire conclusões através das palavras, das atitudes, dos gestos e também dos silêncios. Uma pessoa não se conhece pelos títulos que atribui a si mesma, e sim pelos detalhes de onde se pode intuir.
Esperar que alguém mude por nós, é um erro no qual muitos costumamos cair. Às vezes pode acontecer de sabermos de antemão como é uma certa pessoa. Conhecemos os seus defeitos e sabemos que pode nos prejudicar. No entanto, aceitamos e queremos convencer-nos de que “ele vai mudar”.

Infelizmente, isso não costuma acontecer. Não é comum que as pessoas mudem a sua forma de ser, os seus costumes, as suas necessidades, as suas características. E, se continuamos numa espera infinita e inútil, na qual a nossa auto-estima e as nossas esperanças desaparecem, é algo muito perigoso.

O problema das pessoas sinceras é que elas pensam que os outros também o são. Por isso é tão difícil ver o que os outros escondem sob as suas máscaras.

A mente é maravilhosa


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Soneto XVII « A dança »


Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
amo-te como se amam certas coisas obscuras,
secretamente, entre a sombra e a alma. 

Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta a luz daquelas flores, 
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, 
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira, 

senão assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Pablo Neruda

O Teu Riso

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar,
Mas não me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a flor de espiga que desfias,
a água que de súbito jorra na tua alegria,
a repentina bondade prata que em ti nasce.

A minha luta é dura
e regresso por vezes com os olhos cansados de terem visto a terra que não muda,
mas quando o teu riso entra, sobe ao céu à minha procura e abre-me todas as portas da vida.

Meu amor, na hora mais obscura, desfia o teu riso e se,
de súbito, vires que o meu sangue mancha as pedras da rua, ri, porque o teu riso será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

Perto do mar no outono,
o teu riso deve erguer a sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero o teu riso como a flor que eu esperava,
a flor azul, a rosa da minha pátria sonora.

Ri-te da noite, do dia, da lua,
ri-te das ruas e das curvas da ilha,
ri-te deste rapaz desajeitado que te ama,
mas quando abro os olhos e os fecho,
quando os meus passos se forem,
quando os meus passos voltarem,
nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera,
mas o teu riso nunca porque sem ele morreria.


 « Poemas de amor de Pablo Neruda.»

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Para descansar a alma


Arranja um cantinho sossegado e uma almofada gostosa. 
Acende um incenso de sândalo. 
Senta-te com as costas bem rectas. 
Coloca as mãos sobre os joelhos, com as palmas para cima e balança o corpo lentamente da esquerda para a direita, de movimentos maiores a movimentos menores, como um pêndulo, até encontrar o centro de equilíbrio do corpo. Pára aí. 
Inspira profundamente e solta o ar lenta e completamente pela boca. 
Relaxa os ombros. Inspira novamente e solta o ar pela boca. 
Agora cerra os lábios, coloca a ponta da língua no céu da boca e respire pelas narinas.
Mantenha os olhos entreabertos, apenas pousados à tua frente.
Escuta todos os sons. Sente todas as fragrâncias. 
Percebe o ar, a temperatura da sua pele. 
Em que estás pensando? Ou não estás pensando? 
Verifica a tua postura. Costas erectas e a cabeça como se um fio a puxasse para o céu. 
Pernas firmes pela força da gravidade. Não julgues, nem certo nem errado, nem bonito nem feio. Sê apenas. 
Apenas sentar. Intersendo com tudo que existe. Que bom estar viva. Este instante aqui e agora é o céu e a terra. Isso é tudo. Tudo é nada.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

# deixa, larga da mão e abre espaço para a felicidade


se as coisas não avançam por nada, se há sempre desculpas para tudo, se nunca há tempo para ti, se a chave não gira e as portas não abrem... 
deixa, larga da mão, abre espaço para a felicidade, a tua, e começa por responder a ti mesma:
- o que te faz bem,
- o que te faz mal,
- o que não te faz falta nenhuma.
porque às vezes, a vida precisa mesmo de dar uma volta de 180º. E sabes? está tudo bem!
porque muitas vezes, o melhor mesmo é deixar que o mundo volte a girar ... 
e que a vida saiba levar 
e que as pessoas e as coisas possam voltar ao lugar onde pertencem....
seja mais perto ou mais longe de ti.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

É bom saber que há um sítio que nos acalma a alma. Que no meio do turbilhão da vida, continua a haver um porto de abrigo. Que continuas a apaziguar os meus dias só porque sim. Só porque és o meu sítio. Mesmo que reclame, mesmo que fique fora de mim. Mesmo que isso me corroa. Mesmo nas vezes em que não te entendo. Mesmo nas vezes que não deveria desculpar-te ou entender-te. Mas sou assim. Quando gosto prefiro esquecer e avançar. 
Quando gosto enterro e sigo. Sem ressentimentos ou mágoas guardadas. Quando gosto. Gosto sempre. Gosto lealmente. Gosto incondicionalmente. Nos dias bons e maus. Quando gosto, gosto sempre.

- Rita Leston -

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ainda o amor ... olhos-nos-olhos

Como é tão fácil dizer já nada sentir? Já não há amor ... E tão fácil?
Porque será que não acredito que esse sentimento acabe assim, num estalar de dedos, quando foi construído tijolo a tijolo, dia após dia, minuto após minuto, briga após briga. Assim se constrói um amor verdadeiro, mais ou menos forte e sentido, mas há amor...


E é assim tão fácil não correr, não lutar, não querer mais, tudo, 
e simplesmente viver num lugar vazio onde antes havia amor, união, carinho, amizade e compreensão?

É triste o modo como tudo acaba e às vezes sem se saber o porquê de tudo acabar. E acaba, mas o amor vai e volta, porque há coisas que nunca se esquecem, nem pessoas...



Tudo é diferente ... olhos-nos-olhos

Diz o que tem que ser dito 
onde quer que seja 
não deixes nada por dizer!! 
Nada melhor e mais real do que tudo o que é dito olhos nos olhos.
Aí as palavras têm mais valor 
e o acto em si tem outra importância.
Tenha dignidade e atitude na hora de libertar tudo o que vai na tua alma 
que o coração tem todas e mais algumas formas de o fazer ....  
mas não deixes nada por dizer.
Liberte esse desespero de dentro de ti ... sempre! 

Por mais resilientes que sejamos, jamais devemos em circunstância alguma, guardar as palavras que nos consomem. 
Não se trata de crueldade ou imaturidade, trata-se da transparência que devemos àqueles a quem queremos bem!


E eu estou completamente de acordo!

Sometimes, the way is ...





domingo, 31 de janeiro de 2016


Recomeça, se puderes, sem angústia e sem pressa. E os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade. Enquanto não alcances, não descanses, de nenhum fruto queiras só metade. E, nunca saciado, vai colhendo ilusões sucessivas no pomar ... e vendo, acordado, o logro da aventura.

És homem, não te esqueças! Só é tua a loucura onde, com lucidez, te reconheças.



- Miguel Torga -

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Acima de todas as montanhas escuras

Neste dia eu te desejo um sol diferente…
Que apesar de todas as dificuldades e de algumas tristezas que existem, que mesmo com essa montanha erguida, o sol possa ser o teu presente mais doce.
Desejo ao teu coração o querer que ele quer. Que das palavras que ele sussurra dentro do teu peito, sejam ouvidas apenas aquelas que têm sabor de liberdade.
Que tu estejas atento ao sopro da tua vontade real e jamais desistas dos teus passos em direcção à verdade.
Desejo que tua percepção acorde mais plena no calor de um sol novo e renovador.
Que ele te encoraje as atitudes que estão querendo respirar, aquelas que sempre são substituídas.
Aquelas que não se arrojam por ter os pesos de conceitos por demais antigos.
Desejo que tu aceites teu tempo, seja ele qual for.

Que sintas serenidade na espera necessária, para que a semente plantada brote no tempo certo.
Desejo, então, que tua flor seja inteira, e, mesmo que inicialmente pequena e frágil, ela te traga as luzes de uma estrada azul.
Que tua sabedoria esteja desperta, aguardando com tranquilidade o desabrochar da tua flor, em paz, em cadência ritmada.
Desejo o aprendizado que vem chegando, em mais suaves permissões para ti, em muito mais reconhecimento da tua coragem.
Desejo-te um sol diferente… Espalhando o teu sorriso pela densidade das nuvens, simplificando o aspecto complicado de alguns momentos e mostrando-te a fonte essencial para a tua sede.
Desejo que a cada instante tu desnudes mais o teu coração e deixes que nele vibre em tom maior:
O AMOR, o amor na sua expressão mais simples, que não mede, não faz contas, e que tem o poder de te erguer .... Acima de todas as montanhas escuras.~



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Queres ser feliz?


Esquece o passado.
Sê responsável por ti mesmo.
Constrói amizades.
Desenvolve relacionamentos.
Constrói o teu carácter.
Sê quem és e vive com objectivos.
Agradece pelas bênçãos.
Sê optimista e trabalha criativamente.
Começa com o que tens e muda quando necessário.
Usa os teus talentos e extingue as tuas ambições.
Dá importância às coisas simples da vida.
Pratica a compaixão, e
faz os outros felizes.~